sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Atividades realizadas no curso TelEduc

Programa Dasher
Nesta atividade vamos imaginar que por algum motivo você tem uma limitação motora e somente consegue utilizar o mouse. O desafio será realizar uma atividade de escrita utilizando somente o mouse.


Socializando o resultado da atividade:

Digitando sem teclado: possibilidades do Dasher

Logo após instalar o programa Dasher iniciei a experiência de escrever uma frase sem o uso do teclado. A princípio parecia ser algo impossível. As letras passavam voando sem que eu tivesse tempo sequer de identificá-las, imagine então “caçá-las”. Fiquei algum tempo sentindo tonturas na frente da tela e tentando imaginar quem conseguiria escrever algo daquela forma. Comecei a desconfiar que eu era uma inclusão, com múltiplas deficiências, visual, motora e talvez até mental.
Bem, até descobrir que a velocidade das letras poderia ser reduzida foi um longo percurso. Quando as letras começaram a passar mais lentamente,( para falar a verdade, o mais lentamente que eu consegui), acreditei que agora dominaria o Dasher com maestria. Não dominei. À medida que conseguia fazer as letras passarem pelo centro, as anteriores iam desaparecendo. Já estava quase desistindo quando meu filho Matheus de 19 anos, que estava assistindo a tudo penalizado, sentou-se em frente à tela e em alguns segundos digitou não só uma frase como um texto. Neste momento tive certeza de que eu era uma inclusão.
Algum tempo mais tarde (meia hora aproximadamente), e com muito esforço de Matheus para me explicar que cada cor continha todas as letras e que eu deveria seguir por uma cor até pegar a próxima, e que se eu ficasse pulando de cor em cor as letras sumiriam da frase, comecei a entender.
Se a forma que ele descobriu era certa eu não sei, mas a verdade é que começou a dar certo. E o pior de tudo: comecei a gostar do tal Dasher. Quando consegui escrever “Educação Inclusiva”, acredito que senti o mesmo que os alpinistas sentem quando chegam ao cume do Ewerest. Era a glória!
Agora sempre que posso pratico um pouco e a cada dia fica mais fácil. Certamente foi uma experiência bastante válida e um grande aprendizado, tanto para a minha vida pessoal, quanto profissional.

Um comentário:

  1. Professora Marta,

    Deixo registrado aqui, meus parabéns pela tua força de vontade e determinação diante dessa atividade que sabemos o quanto é difícil, pois estamos acostumados a utilizar os periféricos convencionais.

    Abraços

    ResponderExcluir

Contribua com sua opinião. Certamente irá enriquecer esta página.